Translate

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Você sabe como funciona um aerador de vinhos?


       Quando nos apaixonamos pelo líquido dos deuses... O vinho. Surgem em nossa frente uma vasta gama de acessórios para sua degustação. O Aerador de vinhos, eu já tinha ouvido falar de seus milagres, mais ainda torcia o nariz pra ele, mais como tudo na vida muda o tempo todo, fui obrigada a rever minha opinião e testar um aerador de vinhos, e cheguei a seguinte conclusão; o aerador, é um acessório para muitos, apesar de que já ouvi dizer que era pra grandes conhecedores de vinho! Mas nada, é simples e o prazer da degustação do seu vinho aumenta em proporções assustadoras... aconselho o seu uso, mas faça o teste da taça sem aerador e depois com o mesmo! e avalie...
       O aerador de vinhos segue o que dizia e provou o Matemático holandês Bernoulli, no "Princípio da hidrodinâmica": Um líquido ao passar por uma tubulação com uma seção de diâmetro menor, diminui a pressão e aumenta sua velocidade e junto a um tubo fino é capaz de atrair um fluxo de ar que permite a oxigenação imediata deste líquido.
      Antes, para que o vinho pudesse respirar usava se o decante e em cerca de 20min. o vinho já estava acordado com todo o seu buquete aberto e pronto para degustação. Hoje com aerador de vinhos a espera destes sofridos minutos não se faz mais necessário, a oxigenação do líquido é feita no ato de servir o vinho, pelo "Princípio de Bernoulli", devo alertar que o aerador de vinhos deve ser usados em vinhos mais jovens, já para vinhos de guarda ou "maduros" evite o uso, pois não há necessidade, pois já é um vinho mais elaborado e sua aeração é gradativa com o tempo!
     Quanto a minha humilde opinião acho que com o aerador de vinhos, abrem se 2 vantagens sobre a garrafa decante... é mais rápido e não se perde o charme da garrafa, de um bom vinho!



Aerador de vinho colocado direto na garrafa.



Antes o vinho colocado direto no decante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário